quinta-feira, 28 de junho de 2012

Moldagem por centrifugação


Moldagem por centrifugação


Este processo é utilizado na produção de peças de revolução. Dentro do molde em movimento de rotação são injetadas as fibras cortadas juntamente com a resina. A impregnação da resina nas fibras e a compactação são feitas pelo efeito de centrifugação.

A cura da resina pode ser feita a temperatura ambiente ou em uma estufa. Este processo é utilizado em casos onde não se exige homogeneidade das propriedades mecânicas da peça. Outros processos de fabricação de peças de revolução podem ser empregados quando se exige homogeneidade das propriedades mecânicas da peça. Nestes processos fibras são enroladas (bobinadas) sobre um mandril que dará a forma final da peça. Este processo permite a fabricação industrial de tubos de diversos diâmetros e grandes comprimentos de alto desempenho.

Para atender a estas necessidades de projeto, o bobinamento das fibras pode ser feito da seguinte maneira: bobinamento circunferencial, bobinamento helicoidal e o bobinamento polar.


No bobinamento circunferencial, as fibras são depositadas em um mandril rotativo, com um ângulo de deposição de 90°em relação ao eixo de rotação. Este tipo de bobinamento resiste aos esforços circunferenciais.

No bobinamento helicoidal, as fibras são depositadas em um mandril rotativo com um ângulo de deposição α em relação ao eixo de rotação. Este tipo de bobinamento resiste aos esforços circunferenciais e longitudinais.


Bobinamento Helicoidais

Bobinamento Helicoidal continuo

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Mecânica, Grupo de Análise e Projeto Mecânico, Curso de projeto estrutural com materiais compostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário